
PME – Vale a pena contratar uma consultoria?

A complexidade de ser empresário de uma PME no Brasil
Ser empresário no Brasil, não é uma tarefa nada fácil! Invariavelmente dorme-se de uma forma e acorda-se de outra. Somos surpreendidos, quase que diariamente, com mudanças nas legislações, com as novidades da política e economia Brasileira, sem falar do complexo dia a dia da gestão de uma empresa (Produzir, cobrar, receber, pagar, administrar a burocracia, a equipe, se manter atualizado, cuidar dos clientes, …). E, infelizmente, além de ser uma árdua tarefa, é, quase sempre, uma missão solitária. Há muito acontecendo e poucos com quem o empresário possa compartilhar a variedade de sentimentos e emoções que é ser empresário no Brasil.
Diante de tudo isto, muitos empresários se perdem, acabam falindo. Muitos outros se esforçam para manter a “roda girando”, sobrevivendo. E, alguns poucos, conseguem se sair muito bem desta missão. O fato é que muitas vezes o fracasso poderia ser evitado e as dificuldades amenizadas, se estes empresários recorressem a ajuda de profissionais qualificados e experientes. Com a complexa e pesada carga trabalhista no Brasil, contratar e manter profissionais diferenciados é muito difícil! Poucas empresas conseguem.
Consultoria, uma boa opção para as PMEs
Grande parte destes profissionais diferenciados, optam por trilhar seu próprio caminho e se transformam em consultores. Estes profissionais possuem grande conhecimento teórico (Obtido através de inúmeras horas dedicadas a estudo e aperfeiçoamento) e prático (Obtido através de experiências vividas em cenários diversos), ou seja, são profissionais capacitados a atuar com assertividade, encurtando o caminho para a solução de problemas, encontrar formas diferentes, e, quase sempre, mais eficientes de se atingir bons resultados.
Preciso de uma consultoria?
Culturalmente, o Brasil é o País do “jeitinho”, das improvisações. De forma geral, não faz parte da nossa cultura pensar a longo prazo. A questão é que o alto poder criativo, de improvisação e adaptação, são inimigos do planejamento, da constância e da consistência, o que, de sobremaneira, afeta os resultados. Normalmente o empresariado Brasileiro reage a crise, não a antecipa, pois, apesar do que foi dito acima, e não contraditoriamente, a complexidade de se administrar uma empresa no Brasil exige disposição e dedicação e abre pouco espaço para ver “fora da caixa”.
Poucos empresários não atravessaram inúmeras adversidades e crises. Tantos, sobreviveram … Alguns ilesos, outros nem tanto. Nada incomum em pensar … Quem melhor do que o dono para conhecer sua própria empresa? O que um consultor pode ver ou fazer que este empresário e sua equipe já não tenham visto e feito? Quem melhor do que o dono para conhecer sua equipe, seus processos, suas dificuldades, seus problemas, suas condições?
É justamente com base neste pensamento sistêmico (Que não deixa de ter um fundo de verdade), porém limitado, que grande parte dos empresários agem, ou seja, atuam empiricamente, tentativas e erros. Sobra pouco tempo para planejamento e análise, a ação é prioridade, pois a “roda não pode parar de girar”.
Portanto, se você, empresário …
- Não está satisfeito com os resultados da sua empresa, entende que os resultados podem ser melhores.
- Já tentou corrigir os problemas, implementar mudanças e não obteve sucesso com a sua equipe.
- Está passando por um momento difícil e não consegue visualizar o melhor caminho.
- O nível de stress e desgaste está acima do que considera normal.
Sim! Está na hora de pedir ajuda.
Como atua uma consultoria
Um consultor qualificado não atua com o propósito de ensinar o empresário a trabalhar, a cuidar da sua empresa. A principal missão de um bom consultor é agregar inovação, trazer experiência, visão descontaminada e isenta. O principal objetivo de um bom consultor quando inicia seu trabalho é identificar os problemas, trazer as melhores soluções de forma eficaz (Melhor resultado em menor tempo). Ao término do seu trabalho o valor investido em consultoria deve retornar como economia, aumento de produtividade ou de faturamento. Deve ficar a semente da melhoria contínua e sustentável, pois um bom consultor não tem como objetivo criar dependência por parte do empresário.
Um consultor experiente e qualificado segue uma metodologia própria, apoiada em processos, procedimentos, pilares e ferramentas adequados para cada tipo de situação/empresa. De forma geral, existe um eixo composto por etapas bem definidas que podem ser simplificadas dependendo da complexidade da situação, do nível de maturidade da empresa e do empresário em relação ao contexto.
Para que se colha bons frutos desta parceria, é de suma importância que o empresário reconheça que tem um problema, saiba qual é o seu problema, deixe claro, desde o início, qual sua expectativa quanto ao tempo e resultado, acredite e confie na capacidade do consultor contratado. Estando tudo alinhado e nas mãos de um consultor competente, a probabilidade de sucesso é de 100%!