TI (Estratégica)
O Departamento de TI (Tecnologia da Informação) tem como principais responsabilidades:
- Garantir a segurança, exatidão e facilidade de acesso aos dados da empresa.
- Otimizar, interna e externamente, a comunicação da empresa.
- Melhorar a produtividade da empresa, simplificando e agilizando os processos.
Como podemos te ajudar …
Seja como for, uma consultoria qualificada pode elevar qualquer empresa a outro patamar! Um consultor experimentado e com ampla bagagem, trás visões de outras empresas (De vários segmentos) que enfrentaram situações semelhantes e vivenciaram cases de sucesso e fracasso.
Maturidade Organizacional – Nível 1
Em Pequenas e Médias Empresas (PME), com raríssimas exceções, não encontraremos um Departamento de TI interno. O empresariado Brasileiro, em sua grande maioria, tem a visão de que tudo está funcionando bem, afinal, envia e recebe mensagens, os funcionários estão trabalhando, a empresa está operando, existem alguns relatórios para gerenciamento da empresa, … o que pode haver de errado!?
Ocorre que, apesar de tudo estar aparente bem, uma bomba relógio pode estar sendo armada silenciosamente, ou seja, informações importante e sigilosas podem estar sendo hackeadas ou vazadas para o meio externo (Incluindo os concorrentes) e/ou seus funcionários não estão sendo tão produtivos como deveriam. O pior, tudo isto ocorre silenciosamente, chegando ao conhecimento do empresário ou da alta direção somente quando “a bomba estoura”.
Maturidade Organizacional – Nível 2
Subindo o nível de maturidade e organização da empresa, é provável encontrarmos um Departamento de TI interno. Provavelmente rotinas de backup estejam sendo executadas e o dia a dia da empresa é estável. Mas não por isto, os riscos apontados acima deixam de existir, pois este Departamento de TI é, invariavelmente, conduzido por um único profissional (Quase sempre um estagiário acima da média).
Este Departamento de TI é conduzido de forma operacional, ou seja, não há ações preventivas, tampouco fornece feedbacks ao empresário ou alta direção da performance do departamento. Tampouco, há um plano de contingência caso haja algum tipo de incidente que paralise a empresa (Ex: Incêndio, queima de servidor, danos a rede elétrica, …) e/ou de melhoramento das operações.
Maturidade Organizacional – Nível 3
Neste nível de maturidade e organização da empresa, é muito provável que encontremos dentro do organograma profissionais qualificados alocados no Departamento de TI e, opcionalmente, um suporte externo que garanta SLAs de atendimento em curto espaço de tempo.
Além das básicas atribuições, rotinas e responsabilidades, veremos preocupação quanto a escalada da empresa para atuar, cada vez mais, na nuvem. Haverá ações preventivas quanto a estrutura física e lógica, bem como encontraremos um plano de contingência caso haja algum tipo de incidente que paralise a empresa. É certo ações estratégicas no sentido da experiência dos usuários interno e externo (Clientes), bem como ações voltadas para mobilidade.